quarta-feira, 10 de junho de 2009

Em teste: A Net e Redes Sociais ajudam os empreendedores?

- Outdoors -
Pusemos à prova a máxima de que hoje qualquer negócio passa pela internet. Não foi para estudar a internet, foi mesmo por necessidade.

O Problema
Lembrámo-nos de um negócio (com sucesso em Portugal, penso) que não existe no Brasil. Não é mais do que publicidade de rua e outdoors, com um suporte inovador.Como sempre, é fácil estimar os custos. Mas não é fácil estimar a aceitação, as vendas e as receitas. Queremos fazer um estudo de mercado para encontrar essas respostas.As perguntas são:
  1. Quais preços praticados?;
  2. Qual a taxa de ocupação?;
  3. Que saída teria?
Conhecendo pouco o país e com poucas (e superficiais) relações aqui, usar a rede de conhecidos para ter respostas não é opção.
Para a primeira questão (preços), algumas visitas a empresas de publicidade bastarão para clarificar.
As outras duas questões são mais difíceis. Como poderia fazer um estudo da receptividade, num método ad-hoc? Interessa ser um método "caseiro" e barato. Afinal é só a avaliação.

O que fizémos
Eis as iniciativas:
  1. Colocámos um post no Twitter. Nenhum RT (re-envio para outro grupo) aconteceu nas 1ªs horas. Não é estranho: O post incluía “RT apreciated” e ninguém gosta de receber isso. Além disso RT é para quem é conhecido e útil à comunidade. Nenhuma destas acontece a quem tem 1 mês de twitter com 2 tweets por dia
  2. Colocámos a mesma pergunta nos 2 fóruns que uso habitualmente, Pedro e o Blog e o Portal Gestão.
  3. Fizemos uns posts nos Google newsgroups. Já testados noutras situações, nunca deram nada. Nem sequer foi fácil descobrir onde post. Ainda assim foram 6 posts
  4. Apresentámos a questão em sites institucionais Portugueses (ligados ao empreendorismo e recomendados pelo IAPMEI), via mail ou formulário no site (7 instituições). Estes são a minha aposta. Afinal destinam-se a servir a criação de emprego. Mas não oferecem fóruns de discussão :-(
  5. Enviámos a questão para quem faz estudos de mercado em Portugal. Talvez respondam, afinal a esta distância nunca poderíamos ser clientes deles. E talvez levantem uma pontinha do véu da sua expertise. (2 empresas contactadas)
  6. Utilizámos várias outras redes sociais (que nunca deram qualquer vantagem): Orkut, Yahoo answers, …
  7. Infelizmente os Jornais de edição electrónica não expõem quem escreve e opina. Tão valiosos e sem um fórum montado para os ‘externos’. Fazem-se comments às notícias, mas não há contactos a não ser geral@..., não se consultam os perfis… Esta via não permitiu tentar um contacto
  8. Este post.
Até este post é um pedido de sugestões. Precisamos de sugestões de como fazer um estudo de mercado, num qualquer método caseiro com pouco investimento.
Que sugestões me dão para avaliar a saída e taxa de ocupação?

Em tempo
Outdoors é um negócio novo. Mas não quero dar uma ideia errada. Destas muitas iniciativas, nenhuma é (até agora) de enorme sucesso. Ou ainda não geraram a primeira receita. Ou até (como esta) ainda não começaram a gatinhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário